Um tesouro escondido em meio às memórias tristes do Holocausto, termina em uma linda homenagem.

Em 1939, quando os nazistas invadiram a Checoslováquia,o casal Paul e Hedy,ambos judeus, pediram azilo para Alvin, primo de Paul que vivia em Milwaukee, no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Hedy e Paul

Na ocasião Paul escreveu uma carta para seu primo, apresentando a ele desenhos de sua esposa que era designer de moda, para que ele levasse em empresas para assim conseguirem visto e sairem do país. Os desenhos exibiam modelos de vestidos femininos e acessórios, como luvas, bolsas e sapatos.

holocausto4 holocausto2
Apesar das tentativas de Alvin em ajudar, Paul acabou morto no campo de concentração Treblinka ou Warsaw Ghetto, em 1943. E não se sabe ao certo o que aconteceu com sua esposa.
Quase 60 anos depois, os pais de Karen Strnad, neta de Alvin (o primo do casal, lembra?) encontraram a carta no porão da casa onde moram. Dentro de um envelope vermelho, selado com a suástica estampada, contendo 8 sketches coloridos de vestidos.

O achado foi entregue no Jewish Museum of Milwaukee (museu judaico de Milwaukee), para ser preservado como memória. Porém, ao ver os sketches, a diretora do museu, Kathie Bernstein, teve uma ideia: por que não tirar os vestidos do papel e criá-los de verdade?

O diretor de indumentária do museu concordou (oba!) e assim, a equipe responsável começou um longo trabalho de pesquisa de moda correspondente à época, além de busca por tecidos e a melhor forma para reprodução das estampas criadas pela talentosa estilista. A partir da assinatura de Hedy presente na carta enviada à Alvin, também foi criado um logotipo especial para ser acoplado às roupas, em forma de etiqueta.

O resultado é uma exposição de 6 modelos de vestidos criados por Hedy, que mesmo sem poder ver os resultados de perto, deixou viva a memória do talento de milhares de pessoas que passaram pelas marcas irreparáveis da Segunda Guerra.

holocausto9holocausto11 holocausto6 holcausto8 holcausto7holocausto5

 

Vejam o vídeo!!!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply