Vamos entender um pouquinho mais do Xadrez

Todo mundo tem uma camisa xadrez, ou cachecol xadrez, ou até mesmo um vestido xadrez não é? O que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos dessa estampa que é um clássico  dentro de qualquer guarda-roupa. Quando se chega a uma loja e quer pedir uma peça, você sabe dizer qual xadrez você deseja? Pra que se entendam as nomenclaturas e o estilo de cada uma delas, preparei um Pequeno Manual do Xadrez, explicando tudo tin-tin por tin-tin.

Pied de Poule e Pied de Coq: 

Pied de Poule e Pied de CoqÉ aquele xadrez que tradicionalmente aparece em preto e branco (mas hoje já tem em outras cores também) e tem um desenho que se assemelha a um pegada de galinha, por isso o nome Pied de Poule para a versão menor e a Pied de Coq (pé de galo) para a versão maior. Ele foi criado por Coco Chanel nos anos 30, inspirado nos ternos masculinos.

Vichy:

Vichy

É o xadrez das toalhas de pic-nic. Ganhou esse nome graças à Brigitte Bardot, que foi vista com um biquine nesta estampa no balneário de Vichy e que também casou-se com um vestido no mesmo xadrez.

Bulberry:

Bulberry

Sobre um fundo bege, esse padrão em linhas vermelhas, pretas e brancas é talvez o mais glamouroso de todos eles. Criado pela marca Burberry na década de 20 ele foi patenteado e hoje é o principal símbolo da empresa, sendo copiado mundo a fora.

Escocês:

Escocês

É aquele xadrez que estampa a indumentária local da Escócia, as suas diferenciações de padronagem ajudavam n a identificação dos clãs. Por exemplo, o Black Watch, aquele com listras do mesmo tamanho e com apenas duas cores, verde e azul, representa o 3º Batalhão do Regimento Real da Escócia e o Royal Stewart Tartan, aquele com listras de diferentes tamanhos e com predominância do vermelho, é a padronagem oficial da Rainha Elizabeth III. O Tartan ficou famoso no mundo da moda graças às camisas de flanela dos grunges nos anos 90 e foi uma das tendências mais fortes do inverno 2013.

Xadrez de Tabuleiro:

Xadrez de Tabuleiro

É aquele em preto e branco e imita um tabuleiro de xadrez (ou de damas). Ele se consagrou nos anos 60 e foi febre na última temporada depois de ser revivido por Marc Jacobs na coleção do verão 2013 da Louis Vitton

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply