Conjuntinhos

Os conjuntinhos são a tendência do momento e das fashionistas de plantão e eu estou super amando essa tendência! Para quem pensou que essa moda é atual, vou contar aqui um pouquinho de sua história que é bem antiga.

conjuntinho (4)

Os conjuntinhos surgiram por volta do século XII, onde eram trajes de equitação para as mulheres, com tecidos muito mais grossos e pesados. Por causa disso, eram necessárias mãos masculinas para sua confecção, daí vem o nome tailleur (alfaiate, em francês).

Só no século XIX que eles passaram a fazer parte do vestuário do dia a dia das mulheres. Com o passar do tempo, o tailleur foi ganhando bolsos, cintura e ombro marcados, golas… No século XX, as saias são encurtadas, e Coco Chanel é responsável por tornar o conjunto mais prático; ideal para as mulheres da década de 20 dançarem o charleston. A estilista popularizou o modelo, transformando as peças em twin sets – geralmente de tweed, a parte de cima combinando com a parte de baixo.

conjuntinho (5) conjuntinho (11)conjuntinho (13)conjuntinho (1)

Aparecendo em muitos desfiles importantes lá fora – como de Stella McCartney, Dolce & Gabbana, Prada, Cacharel e Balmain -, hoje, os conjuntinhos ultrapassam as saias. Eles vêm em shorts e calças, coloridos e de vários tipos de tecidos, para agradar toda mulher. O tweed é o tecido mais pedido para essas combinações, mas também há outros que já apareceram por aí, inclusive jeans e paetês! Embora achemos que os conjuntinhos venham apenas em paletós e partes de baixo, eles também estão presentes em combos tipo blusa + saia, camisa + short, blusa + calça e assim por diante.

A parte de cima e a de baixo, para formarem um conjuntinho, precisam ser da mesma estampa, do mesmo tecido ou da mesma cor. Em uma combinação blusa + short (ou saia ou calça), você pode arrematar com um casaco neutro por cima, para ficar mais discreto. A vantagem é que os conjuntinhos atuais não estão tão formais, então, você pode usá-lo em várias ocasiões!

conjuntinho (2) conjuntinho (6)conjuntinho (7)conjuntinho (8) conjuntinho (9) conjuntinho (10)conjuntinho (12)conjuntinho (14)conjuntinho (15) conjuntinho (16) conjuntinho (17)

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply